Boteco raiz em grande bairro de Curitiba mantém tradição há 74 anos

Um bar perfeito, um local ideal para curtir a vida sem pressa ao lado de amigos e da família. O Bar e Mercearia Otávio, no bairro Boa Vista, em Curitiba, é o paraíso em forma de boteco, onde o freguês tem motivos para celebrar com cerveja gelada e uma porção caprichada de queijos e salames coloniais, o compromisso de três gerações em manter a porta aberta por 74 anos com o mesmo estilo raiz.

O Bar e Mercearia Otávio está localizado na Rua Carlota Straube de Araújo, um ponto movimentado do Boa Vista. Quem a nas proximidades pela primeira vez, talvez não perceba que o boteco com seu toldo azul, parede amarela por fora e abraçado carinhosamente por duas árvores na entrada, venha a ser um espaço em que famílias se unem para mostrar sorrisos e contar boas histórias. Estar lá dentro é como voltar ao ado, um tempo que não volta, mas o ambiente faz a gente recordar disso com carinho.

A fundação foi em 1951 pelo casal Darci e Emilio. Na época, o comércio era chamado Armazém Nossa Senhora Aparecida. Uma espécie de Secos &Molhados em que se vendia uma ampla variedade de produtos como grãos, azeite, produtos de higiene, utensílios domésticos, bebidas e petiscos para humanos e animais. Esses armazéns eram um ponto de referência para as comunidades, com uma atmosfera de confiança e amizade entre os clientes e o proprietário do estabelecimento. 

Em 1970, o irmão da Darci, Otávio José Moreira, hoje com 74 anos, começou a trabalhar no armazém. Depois de dois anos como funcionário, arrendou o bar, e desde então, assumiu a posição de dono da bodega. “Mudei o nome um pouco tempo depois pela questão da papelada. Todo dia chego cedo, varro a calçada e limpo o bar. Fico até o meio-dia e volto no meio da tarde para atender. Aqui é amizade, saí de uma depressão trabalhando e fico na conversa com os amigos. É a minha vida, estou ao lado do meu filho e do neto”, disse Otávio.

Na sequência da geração está o Marlon, de 46 anos, um apaixonado pelo balcão. Acostumado a lidar com a freguesia ávida por um copo cheio, Marlon segue à risca o exemplo do pai Otávio, a de tratar todos com simpatia e justiça. “Eu gosto da tradição, faz parte da minha vida, é gratificante. Eu gosto de ficar dentro do bar, batendo o papo com a turma”, comentou Marlon, que atualmente é o principal comandante após a “aposentaria” do genitor.

Ainda no atendimento do bar e mercearia estão a Andreia e o Otávio Vinicius, esposa e filho do Marlon. Com 17 anos, o adolescente é o orgulho da família com dedicação ao estudo e ao trabalho. “Eu tenho orgulho demais do meu filho, vale ouro. Trabalhar com a família é muito bom, é maravilhoso”, valorizou a mãe “coruja” Andreia.

Vassouras, pinhão e camarote

No lado externo do Bar e Mercearia Otávio, os clientes são geralmente da turma da melhor idade, ou seja, de experiencia de bar todos conhecem. Em cada mesa é um assunto diferente, mas que no fim das contas, a conversa termina com um pedido de um gole quente ou mesmo com a saída de alguém para pitar.

Já na parte interna, o cenário é de um filme nacional premiado no Oscar. A cada olhar ou mesmo uma forçada para respirar, a pessoa vai sentir cheiro de frutas e verduras colocadas na entrada dividindo espaço com um cesto de pinhão. Aliás, a semente bem paranaense é servida gratuitamente no bar no período em que se pode comercializar. “É cortesia, e sempre teve isso de ter algo de graça aos fregueses. Com o petisco, o consumo da bebida aumenta”, explicou Marlon.

Ainda na parte interna, o lado mercearia resiste. São vassouras, guarda-chuva, produtos de limpeza, elétrica e itens de alimentação com pão caseiro, salgadinhos, queijos, leite em pó para bebês e uma enorme variedade de doces no balcão que faz recordar os antigos comércios do interior em que o importante é vivenciar a experiência, e não o preço.

No corredor que tem uma divisão com geladeira e a fruteira, é impossível não escutar a risada do outro lado do bar. É considerado um “camarote”, em que os clientes mais novos costumam contar suas aventuras. A chamada magia do boteco bateu e parou ali.

Orgulho e futuro garantido

Com a essência mantida há mais de 70 anos, o futuro do Bar e Mercearia Otávio vai permanecer intacto. Com a família unida no balcão e a jovialidade do neto, a sequência de um verdadeiro boteco raiz, um patrimônio curitibano merece ser valorizado. “É muito bom estar aqui ao lado do meu pai e do meu avô. É vê-los o dia inteiro, é gratificante. Aprendi que é preciso colocar a obrigação antes do hobby”, completou Otávio, o adolescente de 17 anos que estuda pela manhã.

O carinho pela família que comanda o estabelecimento é fácil de encontrar. Relatos dos frequentadores comprovam que o ambiente virou também ponto de saudade do ado. “Frequento o bar há 30 anos, muitos tornaram-se fregueses ainda crianças comprando balas e doces, e hoje são adultos com muita sede de cerveja. O bar é um ponto de encontro de moradores antigos, ambiente familiar em que os avós frequentavam e hoje os netos frequentam. Além de tudo, ainda dá pra levar um queijinho colonial, defumados e embutidos pra agradar e acalmar a patroa quando amos do horário”, brincou Marcos Antônio Souza Lima, o barba.

Bar e Mercearia Otávio

Endereço: Rua Carlota Straube de Araújo, 979 – Boa Vista, Curitiba

Funcionamento: segunda a sábado das 9h às 22 horas

Quer sugerir um bar?

Quer sugerir um bar? e o Instagram do Caçador de Boteco e vamos combinar uma caçada do bem. Siga lá!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR