Cuidado com as telas: os perigos da era digital

na imagem uma criança está vidrada num celular, que está sobre a mesa
Vício em telas é um problema para crianças. Foto: Deposit Photos

Responde aí sinceramente: você a muitas horas no celular? Nem tente me enganar! Sei que a resposta da esmagadora maioria será “sim”. Pode até parecer inofensivo responder mensagens, rolar o feed ou jogar um joguinho, mas a verdade é que esse uso desmedido das tecnologias, especialmente do celular, está trazendo consequências sérias para a saúde, a segurança e até a vida de todos nós.

A era digital chegou com tudo e junto com ela vieram desafios que afetam desde crianças até idosos. O uso excessivo das telas já é reconhecido como um dos grandes problemas da atualidade, principalmente entre os jovens.

+ Leia mais: Seu talento pode transformar vidas!

Um estudo da UNICEF bem declarou que que os jovens não são só nativos digitais, são inocentes digitais. Eles sabem usar as ferramentas, mas não compreendem e não estão preparados para istrar todos os os riscos envolvidos. E olha que não são poucos. Entre os mais graves estão:

  • Vício digital: dificuldade de se desconectar, mesmo por pouco tempo.
  • Ciberbullying: ofensas e perseguições online, principalmente entre jovens.
  • Desinformação: muita gente sem senso crítico acreditando em tudo o que vê, lê ou ouve na internet
  • Superexposição: crianças e adolescentes postando tudo — e ficando vulneráveis a golpes, assédios e crimes virtuais.
  • Crimes diversos: sequestros de contas exigindo dinheiro em troca, golpes pelas redes sociais fingindo sequestro de entes queridos, clonagem de senhas etc.

Já seria trágico se fossem “apenas” esses impactos, mas os perigos do mundo digital também estão nas ruas, invadindo o mundo offline. E já que estamos no Maio Amarelo, mês de conscientização para segurança no trânsito, não custa lembrar das terríveis estatísticas de acidentes no Brasil. A culpa é de quem? Do celular? Não!

ONG ensina sem livros e transforma vidas com palestras gratuitas

Culpados somos nós que, enquanto pedestres, muitas vezes caminhamos desatentos olhando ou falando no celular. Culpados somos nós que, enquanto motoristas, dividimos a atenção entre a rua e a tela. Culpados somos nós que, enquanto pais, não orientamos nem monitoramos nossos filhos sobre o uso de telas. Culpados somos nós, que muitas vezes não nos educamos para o uso consciente e responsável das tecnologias.

E agora, o que fazer?

A resposta a pela educação digital consciente. A gente nunca pode falar só do problema, tem que falar da solução. E quem tá trabalhando muito por essa causa e fazendo a diferença é o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, uma ONG que precisa da nossa ajuda e que trabalha educando professores, familiares e agentes multiplicadores, pra orientar as crianças a fazerem um uso consciente e seguro das tecnologias.

Autismo não é doença; vamos falar sobre o abril azul?

Recentemente, o Instituto lançou o e-book “Vozes da Era Digital”, que traz reflexões e orientações para lidar com os dilemas digitais da atualidade. O conteúdo é gratuito e pode ser baixado no site oficial da organização.

Então não perca tempo, conheça o trabalho do Instituto, baixe o e-book e ajude se puder, inclusive compartilhando essas informações com quem você se importa. Ajude as crianças, jovens e idosos da sua família a navegar com mais segurança e consciência. Afinal, a era digital não precisa ser um problema. Com informação e responsabilidade, ela pode ser uma grande aliada para uma vida melhor para todos nós.

e aqui o e-book gratuito no site do Instituto.

Conheça mais sobre o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR