Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, fez um pedido para empresários da cidade, em um evento na Associação Comercial do Paraná (A) nesta quinta-feira (10). “Invistam no Centro. Tragam suas empresas ou abram escritórios ou filiais na região”, pediu o prefeito. O Centro de Curitiba a por uma grande revitalização após viver um período de queda no movimento e fechamento de lojas, conforme mostrou a Tribuna recentemente.
A ideia é uma “parceria” entre os empresários e a prefeitura de Curitiba. “O município vai apoiar a criação de oportunidades de emprego no Centro. Só assim, juntos, vamos promover o desenvolvimento sustentável desta região, com mais empregos e mais pessoas voltando a trabalhar e morar aqui, pediu Eduardo Pimentel.
Leia mais!! Centro de Curitiba ficará mais seguro e movimentado?
Pimentel contou que a renovação do Centro será um trabalho conjunto, realizado em diferentes etapas, a curto, médio e longo prazos, envolvendo poder público, empresas, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e a população na construção das soluções. Para isso foi criada a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que tem como presidente o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
“Já começamos a desenvolver desde janeiro ações multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que levou milhares de curitibanos para a Rua Emiliano Perneta, a requalificação urbanística, a ampliação da segurança, o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social, a reocupação de imóveis, os incentivos ao comércio e a preservação histórica”, destacou Eduardo Pimentel.
Ações de curto, médio e longo prazos que integram o programa Curitiba de Volta ao Centro:
- Curto prazo: novo calçamento, ruas e iluminação, ações de abordagens de oferta de atendimento das pessoas em situação de rua, intensificação das abordagens, pela Guarda Municipal e polícias Civil e Militar, para repressão a roubos, furtos e tráfico;
- Médio Prazo: Ao longo de 2025, reocupação da região central, com instituição do Aluguel Social;
- Longo prazo: Ações que começam até 2028, incentivos aos empreendedores investirem em retrofit de prédios comerciais e residenciais que estão abandonados no Centro.
“Todas aquelas frentes que nós propusemos, que eram o acolhimento a moradores em situação de rua, iluminação e mais segurança, tudo isso está se concretizando. Vemos mais gente nas lojas, mais gente circulando, e isso é muito positivo”, disse Antônio Gilberto Deggerone, presidente da A.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
