Muitos atendimentos!

Alta de casos respiratórios lota UPAs de Curitiba e gera espera de quase 5 horas

UPA Boa Vista lotada nesta quarta-feira (21)
Problemas respiratórios aumentam movimento de UPAs em Curitiba. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz | Tribuna do Paraná

Nesta quarta-feira (21), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba registraram crescimento significativo no número de atendimentos, o que resultou em maior tempo de espera para os cidadãos que necessitam de cuidados médicos.

Na UPA do Boa Vista, por volta das 17 horas, 107 pessoas aguardavam por atendimento, com tempo médio de espera de 4 horas e 48 minutos. Apesar da presença de sete médicos de plantão, os pacientes foram orientados a considerar alternativas para assistência médica, como entrar em contato com a Central Saúde Já.

A previsão de quem estava trabalhando na unidade era de aumento no tempo de espera para 6 horas. Ainda conforme informações readas no local, a maioria das unidades estavam com movimento intenso.

Tempo de espera próximo de cinco horas na UPA Boa Vista. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz | Tribuna do Paraná

Por que UPAs estão cheias?

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) explicou que a alta nos casos de doenças respiratórias tem sido a principal causa do aumento na procura pelos serviços. Em nota enviada à Tribuna, a Secretaria destacou que, em situações de emergência, o atendimento é prioritário e imediato, sem necessidade de aguardar na fila. Confira o que diz o comunicado oficial:

“As UPAs são unidades voltadas ao atendimento de emergência de ocorrências graves, como infartos, AVC, entre outros – ou seja, aquelas que implicam em risco de morte e necessitam, portanto, de diagnóstico e atendimento imediato.

Porém, por conta do período atual de sazonalidade das doenças respiratórias, algumas UPAs podem registrar uma demanda maior por atendimentos de baixa complexidade em alguns momentos. O aumento desta demanda pode impactar em tempo maior de espera, para casos não urgentes, que correspondem a cerca de 80% dos atendimentos nas UPAs. 

Seguindo protocolos internacionais de classificação de risco, pessoas com casos menos urgentes e complexos podem precisar aguardar mais tempo para atendimento, para que casos de urgência e emergência tenham o atendimento priorizado.”

Sintomas leves? Pacientes podem procurar teleatendimento

A SMS reforça que pacientes com sintomas leves podem utilizar o teleatendimento da Central Saúde Já Curitiba, disponível pelo telefone (41) 3350-9000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos fins de semana, das 8h às 20h.

Outra opção é buscar atendimento diretamente na unidade de saúde de referência. Os endereços dos postos podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR