O Governo do Paraná anunciou a compra de 600 armas não letais de uma empresa norte-americana que também fornece equipamentos para o FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos. Com o novo armamento que pode imobilizar uma pessoa sem causar lesões permanentes, os policiais terão no total 2 mil armas após a compra em novembro de 1,4 mil Tasers 10.
Durante a visita na sede da Axon Enterprise, em Phoenix, no Arizona, referência global em tecnologias voltadas para a segurança pública, e que possui clientes como o FBI, o governador Ratinho Junior conheceu os equipamentos que serão utilizados pelos agentes paranaenses.
“Estamos fazendo uma compra internacional inédita no Paraná para garantir mais segurança com responsabilidade, colocando o Paraná ao lado das melhores polícias do mundo. As armas não letais de incapacitação neuromuscular são fundamentais para situações que exigem controle, principalmente para imobilização e ambientes com muitas pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.
As primeiras 1,4 mil armas já foram entregues e estão na Academia Policial Militar do Guatupê. Os cartuchos serão entregues nas próximas semanas e os treinamentos devem começar a partir disso. A arma tem conexão inteligente e dispersão de energia de até quatro dardos de uma só vez, laser para cenários diurnos, bateria recarregável e alerta de aviso sonoro e visual.
A compra das armas de incapacitação neuromuscular é inédita e vai ampliar o leque de atuação das polícias com foco em ações de baixo risco. Elas serão disponibilizadas para as polícias Militar, Civil, Penal e Científica.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que também participa da viagem oficial, destacou que o uso das armas não letais de incapacitação neuromuscular será estratégico em operações urbanas e rurais, inclusive com potencial de reduzir confrontos armados. “Esses equipamentos vão dar mais segurança tanto para os policiais quanto para os cidadãos. É uma ferramenta moderna, eficiente e, sobretudo, menos letal, que permitirá ações de contenção com mais técnica e menos risco de fatalidades”, disse Hudson.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
