Onde o povo está

Prefeitura leva vacina da gripe a espaços públicos de Curitiba; veja locais

Imagem mostra em close as mãos de um enfermeiro vacinando uma pessoa que veste uma camisa xadrez no braço
Vacina da gripe será aplicada em locais públicos de Curitiba. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Prefeitura de Curitiba está ampliando o o da população à imunização contra a gripe com a estratégia de vacinação em locais públicos, além da oferta regular nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e bloquear a circulação dos vírus respiratórios, comuns nesta época do ano.

Nesta quinta-feira (22), as equipes da Saúde estarão na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213), das 13h às 16h, para aplicar a vacina contra a gripe em todas pessoas com seis meses de idade ou mais.

No próximo domingo, na tenda da Saúde no Domingo no Centro (calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho) a vacinação também estará disponível para a população.

“Vacinar é cuidar e Curitiba cuida de todos, levando a imunização mais perto das pessoas. É uma oportunidade para se proteger e evitar o adoecimento por vírus respiratórios”, diz a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2, os vírus mais circulantes e que podem se tornar casos graves de síndromes respiratórias.

Cobertura vacinal

Desde que a vacina influenza 2025 começou a ser aplicada em Curitiba, no dia 1 de abril, já foram quase 295 mil doses na cidade. Até o dia 19 de maio, a cobertura do público de rotina (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes) atingiu 36%, sendo que o esperado é atingir 90% do público-alvo.

+ Leia também: Bar é notificado após anunciar festa com corrida do ovo e brincadeiras inusitadas

“As grandes oscilações de temperatura desta época do ano são propícias para a circulação dos vírus respiratórios, por isso, é preciso se vacinar o quanto antes, tendo em vista que após a aplicação da dose, a pessoa precisa de pelo menos 15 dias para ter imunidade contra a gripe”, alerta o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

Apesar da vacina estar disponível para todos com seis meses ou mais, a SMS chama a atenção dos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, por exemplo. “O risco de agravamento é maior nesse público e a vacina é a melhor prevenção”, reforça o médico da SMS.

Programação

Já estão definidas as datas de aplicação da vacina da gripe nos seguintes locais:

  • Rua da Cidadania Santa Felicidade: quinta-feira, 22/5, das 13h às 16h. Rua Santa Bertila Boscardin, 213
  • Domingo no Centro: 25/5, das 9h às 15h. Calçadão da Rua XV, entre a Praça Osório e o Bondinho.
  • Rua da Cidadania Pinheirinho: terça-feira, 27/5, das 8h30 às 16h. Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso
  • Rua da Cidadania Boqueirão: quarta-feira, 28/5, das 13h às 18h. Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430 – Boqueirão
  • Rua da Cidadania Boa Vista: quinta-feira, 29/5, das 8h30 às 16h30. Av. Paraná, 3.600 – Bacacheri

+ Leia mais: Festival gastronômico mobiliza 48 estabelecimentos de Colombo; veja a lista

Além da vacinação em locais públicos, a SMS tem adotado diversas estratégias para ampliar a cobertura vacinal em Curitiba, como envio de mensagens avisando sobre as doses pendentes e próximas vacinas através do aplicativo Saúde Já Curitiba, Dia D de imunização, vacinação em eventos e aos sábados em ações programadas em bairros de Curitiba, busca ativa de faltosos, vacinação nas escolas, entre outras.

A programação das próximas atividades externas de vacinação será divulgada nos próximos dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Tarumã - Curitiba - PR