A temporada de pinhão está a todo vapor em Curitiba e região, mas a Copel faz um importante alerta aos coletores: cuidado com a rede elétrica. É preciso estar atento aos riscos durante a colheita, especialmente quando as araucárias estão próximas aos fios de energia.
Gilberto Conti, gerente do Departamento de Operações de Campo da Copel na Região Centro-Sul, destaca o perigo. “É uma ação ainda mais perigosa quando se trata da proximidade com a rede elétrica”, revela. Ele enfatiza que a colheita em árvores perto de redes de alta tensão pode resultar em acidentes fatais.
Curitiba e o sul do estado são grandes produtores de pinhão. Antes de subir em uma araucária ou usar varas para alcançar as pinhas, é crucial verificar o ambiente. “Araucária é uma árvore protegida por lei e imune a corte. Até mesmo para equipes especializadas, a poda desses exemplares segue cuidados e regras específicas”, explica Conti.
Para garantir uma colheita segura, a Copel recomenda avaliar o local, verificando a distância das árvores da rede elétrica; não usar varas ou es perto de postes, cabos e transformadores; e evitar escalar árvores próximas à rede elétrica.
Em situações de risco, opte pela colheita natural das pinhas caídas no solo. Para emergências, ligue para 0800 51 00 116 e tecle 1.
Pinhão, forte na economia
Em 2023, a cultura movimentou R$ 22,4 milhões no estado, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). A comercialização segue a Portaria IAP nº 046/2015, que visa proteger a reprodução da araucária, espécie ameaçada de extinção.
